Dia desses, estava eu em uma festa familiar, quando olho na mesa e vejo uma latinha de cerveja VERMELHA. Logo pensei meio irracionalmente: "Oras, uma latinha de Brahma". Porém, quando olho novamente percebo que se trata de uma lata de Itaipava! PODE ISSO, BIAL?!
Peguei a lata na hora, e vi que se tratava de uma edição especial, patrocinando a "Stock Car", porém nada justifica a cor vermelha certo?!
Ao meu ver, e aos olhos de qualquer leigo, é evidente que se trata de uma estratégia de marketing para confundir o consumidor. Claro, cada marca tem o direito de concorrer a altura e "jogar" da sua maneira, mas tentar fazer o consumidor comprar 'gato por lebre' chega a ser um pouco de desrespeito, não?! E todos que tomam cerveja sabem que o gosto das duas é bem diferente!
Ao meu ver, e aos olhos de qualquer leigo, é evidente que se trata de uma estratégia de marketing para confundir o consumidor. Claro, cada marca tem o direito de concorrer a altura e "jogar" da sua maneira, mas tentar fazer o consumidor comprar 'gato por lebre' chega a ser um pouco de desrespeito, não?! E todos que tomam cerveja sabem que o gosto das duas é bem diferente!
Mas a Brahma não deixou barato e processou a concorrente. A embalagem foi considerada pratica de concorrência desleal por ter se aproveitado dos investimentos em marketing e publicidade feitos na ocasião de lançamento da lata vermelha da marca da Ambev.
A cervejaria Petrópolis, dona da Itaipava, tem 30 dias, segundo decisão judicial de 12 de janeiro, para retirar todas as unidades do mercado, caso isso não ocorra a multa prevista é de R$ 30 mil, porém a marca ainda pode recorrer.
E a Itaipava ainda nos diz que é "sem comparação"?
Comente, curta, tweeta ou vote nas reações abaixo!
com informações de O GLOBO
Comente, curta, tweeta ou vote nas reações abaixo!
com informações de O GLOBO
Chega a ser patético isso, não tem discussão ou argumentos que favoreçam a Itaipava. A lata vermelha é da brahma e pronto, sem mais discussões sobre isso. Nós consumidores não queremos marketing iguais, queremos além da diferença de sabor (que por sinal brahma é a melhor) também queremos a originalidade de cada uma.
ResponderExcluirRidiculo isso ! Eu ja me confundi com umuma dessa , peguei no impulso no supermercado e quando cheguei em casa me deparei com uma itaipava ...
ResponderExcluirImagino a raiva que você deve ter passado! Além de bandidona, a Itaipava é horríveeeel!
ResponderExcluirEssa ediçao da latinha vermelha me confundiu tambem ... ao inves deles se preocuparem em melhorar o gosto da cerveja , se preocuparam em imitar ! Vergonhoso isso
ResponderExcluirApesar de não beber, na minha opinião acho que não tem nada haver a questão da empresa Petrópolis fabricar latinhas na cor vermelha.
ResponderExcluirNo post sobre logomarca dos jogos olimpicos Fernando postou o seguinte comentário: "Como publicitária faço um desafio: me apresentem algo 100% inédito, algo nunca visto antes em nenhum lugar do mundo?"
Entre outras coisas que foram postadas aqui, post com o tema “Mera cópia ou mera coincidência?” referente ao azul dos conjuntos visuais de telejornal noturno.
Sei que é produto totalmente diferente, mas que estão ligados no mesmo tema central “Originalidade/Cópia”
Como exemplo, a Cerveja Colônia, tem uns dos seus produtos a cerveja vermelha http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-167163619-tc-set-com-4-latas-cerveja-colnia-diferentes-_JM e com certeza acho que essa originalidade não foi da Brahma.
Independente se foi da BRAHMA ou nαõ αcho que ficou muito iguαl ! E α cervejα coloniα nαõ e tαõ conhecidα αqui como essαs duαs mαrcαs ne !
ResponderExcluirPrα mim nαo pαssou de umα enorme copiα isso siim ! mαis que sejαm respeitαdαs αs ideiαs ne...
Concordo originalidade e uma coisa que toda marca que se prese boa tem que ter e naõ foi exatamente isso que vimos na itaipava ... logicamente nao e somente a brahma que tem a lata vermelha mais como a pessoa acima disse as mais conhecidas são elas então a brahma ficou como a dona da lata vermelha ....
ResponderExcluir