23 março 2011

Hipermercados brigam por clientes

A luta desencadeada pelo "WalMart" acirra a briga pelo preço baixo e pode beneficiar o consumidor
Grande parte dos comerciais de hipermercados no Brasil é dedicada às ofertas semanais ou até mesmo diárias. Campanhas mais elaboradas para atrair o consumidor, são feitas com menos intensidade, geralmente em ocasiões comemorativas como aniversário ou grandes eventos nacionais.
Porém, em 2011, os gigantescos do ramo vêm travando uma verdadeira guerra na disputa por quem é o melhor e quem realmente irá ganhar o consumidor.
Recentemente, o Wal-Mart deu início a campanha “Preço Baixo Todo Dia”, oferecendo mais de 7 mil produtos com valor menor, atraindo os olhos do cliente e posteriormente, cutucando a concorrência com dados sobre a medida adotada. Logo em seguida, o contra ataque das concorrentes. O Extra fez ainda mais questão de ressaltar em seus filmes que seus preços são realmente baratos e são os “mais baratos sempre”.  Já o Carrefour, foi um pouquinho mais longe e levou Ana Maria Braga (tradicional garota-propaganda da marca) para cutucar (in)diretamente seus concorrentes. A loira alega que a empresa foi pioneira no ramo e cita que alguns têm “preço baixo todo dia” e outros dizem ser “mais baratos”, mas “Ninguém faz melhor que o primeiro”.
O consumidor é claro, freqüentemente se beneficia desta guerra da concorrência, ganhando algumas vantagens na hora da compra.
Esta briga acirrada dos hipermercados, (que agora, muito mais que oferecer produtos alimentícios e de higiene pessoal, oferece roupas, eletrodomésticos e eletrônicos) deve-se principalmente ao aumento no poder de compra dos brasileiros nos últimos anos, aliado alta na inflação que o país vem sofrendo neste início de 2011.
Enfim, está dada a largada: que vença o melhor e que principalmente, beneficie o consumidor!
Abaixo, as campanhas de “ataque” dos supermercados.



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