19 julho 2011

Neymar, um artilheiro de Marketing

A cada temporada e campeonato nacional ou internacional, o futebol brasileiro revela novos craques de bola, que se envolvem muito mais do que com esporte, mas com o marketing e a mídia, promovendo grandes marcas e ganhando os holofotes da imprensa de acordo com os respectivos acontecimentos de suas vidas. Ser jogador de futebol é cada vez mais artístico no mundo todo. É ser estrela.
Recentemente, o Brasil conheceu um novo craque em seu esporte predileto. Revelado pelo Santos, Neymar começou a carreira antes de completar a maior idade e agora, com apenas 19 anos, já é dono de um patrimônio milionário.  Somente em publicidade, o atacante já arrecadou nada menos que 3 milhões de EUROS, sem sequer deixar o país.
Neymar atualmente é a principal aposta de marcas como Nike, Nextel, Panasonic, Tenys-Pé e Red Bull, além de estar prestes a assinar um contrato milionário com a AmBev. O motivo para tanto sucesso fora dos campos, vai além da habilidade com a bola. O fato de estar em ascensão na mídia, fazer sucesso com as garotas e manter uma boa imagem mesmo depois de conturbadas desavenças em campo no ano passado, e após o anúncio que seria pai em 2011, fizeram o garoto virar uma verdadeira febre. Somente em junho, Neymar estampou dezenas de capas de revistas nacionais e internacionais que vão desde publicações semanais de informação, como às com foco adolescente voltadas ao público feminino. 
O atacante do Santos estampando as principais publicações nacionais e internacionais
O sucesso atual de Neymar é inegável, mas já vimos esta novela com outros craques anteriormente. Ao mesmo tempo em que a imprensa exalta exacerbadamente determinada figura, ela também tem o poder de derrubá-la sem pestanejar. Quantos craques já foram ovacionados mundo a fora, mas têm a imagem desgastada ao extremo em determinado momento da carreira pelos mais simples motivos? A primeira lesão de um jogador é crise de carreira declarada à imprensa. E é nesse exato momento, que os craques têm que se saber driblar a mídia a manter sua imagem sólida perante seu público. Sempre foi assim e sempre será.
Resta apenas ver o “garoto da Vila” desfrutando de todo seu poder, influência e marketing enquanto pode. Mas uma coisa deve ficar clara: O talento de Neymar é indiscutível, mas o frisson em cima de sua imagem é obra da imprensa e a mesma mão que oferece o sucesso, também tem o poder de tirá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário