25 junho 2011

Record se descuida e anuncia programa da Globo em rede social

A emissora dos bispos se descuidou e anunciou o programa da concorrente em seu Twitter
No meio televisivo existe um “ditado” clássico que afirma: “nada se cria, tudo se copia”. Porém, de uns tempos para cá a Rede Record resolveu levar esta máxima realmente a sério, partindo para uma estratégia de marketing de sucesso, mas que nem sempre é bem vista, podendo ser mal usada com alguns descuidos.
Desde 2004 a Record vem investindo pesado em sua programação e viu sua audiência dobrar em alguns horários, passando a ser o segundo maior canal de TV do país. Porém, quando se trata de programação, os meios usados para o crescimento do canal e da audiência de suas atrações são evidentes. A emissora passou a produzir novelas ao estilo da principal concorrente contratando autores, atores e diretores da Rede Globo. Os jornalísticos da casa também ganharam alguns nomes de peso (grande parte deles, ex-globais), mas a surpresa fica por conta do perfil e da identidade visual dos produtos que a Rede Record passou a apresentar, que levam o telespectador a confundir em que canal está sintonizado. O Jornal da Record, principal telejornal da emissora da Barra Funda, ganhou uma interface praticamente idêntica ao Jornal Nacional. Logo, GC, cenário... Tudo remete ao “JN”. Já cheguei a ouvir pessoas garantirem estar assistindo ao jornalístico da Globo, enquanto sintonizados na concorrente.


As demais atrações apenas comprovam a técnica de “copiar e colar”, confundindo a audiência e levando a própria emissora a contradição. Na manhã deste sábado (25/06), a Rede Record anunciou em seu Twitter uma entrevista com os jogadores Marcelinho Carioca e Vampeta no “Esporte Espetacular”, uma vez que o nome do programa que exibiria a entrevista é “Esporte Fantástico”. A primeira atração citada, como todos sabem, pertence a Rede Globo. Já a da Record, parece mais uma mistura do matutino dominical esportivo da emissora carioca, com a revista eletrônica “Fantástico”, há quase 40 anos  na grade global. A mesma mistura aparece no concorrente direto em conteúdo e horário do “Fantástico”, o jornalístico “Domingo Espetacular”.
Buscar aproximar-se daquilo é sucesso, usando e abusando das características alheias pode até ser uma técnica eficaz. Porém, o mais importante é o diferencial, o respeito ao público e a qualidade de um produto. Méritos próprios proporcionariam muito mais admiração e importância não só a Rede Record, mas a qualquer outra emissora, podendo evitar alguns erros crassos, como o acontecido no Twitter. Mais uma vez a questão mais presente no mundo televisivo aparece: Será que realmente vale tudo pela audiência?

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