02 agosto 2010


Marketing Político - Logo após que acabar o ‘auê’ da Copa do Mundo, os olhos de toda a nação provavelmente estarão voltados para a corrida presidencial 2010, que promete ser uma das mais acirradas na história deste país. A corrida é basicamente movida por dois pólos principais: de um lado o ex-governador de São Paulo (entre outros cargos), José Serra e a ex-ministra da Casa Civil, Dilma Russeff. Faremos vários ‘posts’ especiais sobre as eleições, entretanto, apenas analisando o Marketing envolvendo o nome de todos os candidatos, ou pelo menos os principais…
VEJA uma imparcialidade, Influência e Falta de criatividade da revista
Para começar esta ‘série especial’ escolhi nada mais, nada menos que a famosa capa da “parcial” revista Veja, trazendo o candidato tucano em uma pose muito… digamos amistosa. Ou seja, quebrando todos os paradigmas de sisudo, e mal humorado,  passando uma boa imagem, de um político sorridente, adorável, e simpático não só ao leitor, mas para a simples pessoa que passa na rua e vê de longe a revista, ou vê um anúncio da mesma na internet, etc. Nada mais do que imparcialidade e pura propaganda política. Porém, também não se vê nenhuma criativade, já que em 2009, quando o presidente Barack Obama venceu as eleições americanas, posou com a mesma simpatia de Serra, para a americana TIMES.
Diferença Sutil …
Alguns meses antes de  José Serra, a própria Veja, trouxe à capa, a então ministra, Dilma Russeff. Dilma, que também coloca medo em muita gente, com seu jeito sisudo  e aparentemente, muito mais mal humorada que José Serra, não teve sua aparência mudada. A Veja a trouxe como ela é. Sem muitas expressões, destacando detalhes vermelhos na revista (que associam diretamente ao PT), esta capa porém, encontra-se em preto e branco. Sim, nada de cores, nem firulas, nem sorrisos nem nada que possa simpatizar o leitor… ou seria o ELEITOR? Como dizia meu professor de português do fundamental,  além do poder executivo, legislativo e judiciário, temos o quarto poder… A MÍDIA!
Comparando as duas capas, é gritante a diferença! Em uma temos: ‘SERRA, O BOM MOÇO, DÊ UMA CHANCE A ELE’; na outra: ‘DILMA…UMMM, VEJA A ENTREVISTA DELA SE QUISER’.
Porém, como a revista VEJA é totalmente imparcial (sim, estou sendo irônico), trouxe em ambas edições, artigos do candidato adversário ao que estampava a capa.
Ao decorrer das semanas, com um bom intervalo de tempo (pois política enche o saco, né?!) Falaremos do exagerado marketing político relacionando a imagem de Dilma a Lula, etc.
Daniel Corrá

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